quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Feliz Natal!!!


Estimados irmãos, cunhadas e sobrinhos!!

Esta é uma época em que a cidade, os lares, as pessoas se iluminam para a chegada do Dia de Natal, ocasião onde, os sorrisos se ampliam, as palavras de carinho se multiplicam e os gestos de amor unem os povos, pois comemoramos o nascimento do Menino Jesus.
Menino Jesus Wallpaper
A data é tão importante que transcende culturas e povos, e de forma inexplicável, apodera-se dos nossos pensamentos e ações, resgatando e reafirmando caros sentimentos como a tolerância, a solidariedade e o bem-querer.

Neste final de ano, ao relembrarmos o que passou, agradecemos o apoio e colaboração de todos, pois tivemos um ano de convívio agradável e familiar na família maçônica.

Em 2013, desejamos que todos os projetos se tornem realidade e que a felicidade marque todos os momentos, trazendo a certeza de um mundo melhor, em que impere a liberdade, igualdade e a fraternidade, tendo a certeza que somos verdadeiros aprendizes, companheiros e mestres.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

São os sinceros votos da loja Maçônica Amâncio Ramos de Arruda do Oriente de Acorizal/MT

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Palavra do Grão-Mestre


PALAVRA DO GRÃO-MESTRE
Novembro/2012
MUDAR O MUNDO?

A cada sessão que participamos na Maçonaria aprendemos, anima-nos a vida.

Em sessão magna de iniciação um Irmão septuagenário dirigindo-se à Loja e aos iniciados disse:

"Venerável Mestre, quero parabeniza-lo pela magnífica Sessão Magna de Iniciação que presenciamos nesta ARLS Calixto Barbosa, Oriente de Cláudia, extensível também aos três neófitos que estão decorando o topo da Coluna Norte, reforçando-nos e assim à nossa ordem.

- Em especial aos neófitos: hoje tudo é novidade. Uma delas provavelmente será, por que Loja “Calixto Barbosa”?

- Calixto Barbosa é uma personalidade que não conviveu no seu meio, não era político, enfim um ilustre desconhecido para vocês. Quero neste dia fazer o meu pequeno depoimento sobre este saudoso e poderoso IRMÃO, pois tive a honra de conviver com esse Irmão, um grande maçom (apesar de ser um baixinho como a mim), incentivador incansável da Maçonaria Gobiana deste nortão mato-grossense em idos do final do século XX.

- Em poucos encontros fraternos, me dizia: “Não existe água suja. O que existe é sujeira na água!”.

- Naquela ocasião eu pensava comigo mesmo: puxa, está dizendo coisa tão óbvia, tão lógica! Será o peso da idade?!!

- Neste ano, refletindo sobre o assunto tive a inspiração de compreender as palavras do MESTRE: Quando nascemos a nossa alma é como a água pura. No decorrer dos tempos, em convívio com vícios, maldades, imoralidade ou hipocrisia, esta alma límpida pode ser ofuscada como a 'sujeira na água'.

- Hoje, meus queridos neófitos, morreram para a vida profana e renasceram para a vida de Iniciados, portanto suas almas estão limpas e puras. Procurem não sujar estas almas limpas e puras nas águas lodosas dos vícios. Venerável Mestre, estou fazendo este pequeno depoimento, se puder acrescentar na biografia do poderoso Irmão Calixto Barbosa este ensinamento, ficarei muito contente. Muito obrigado!".

No sábado, 1º de dezembro de 2012, conversando com um Venerável Mestre de Loja do interior do Estado, este me contou uma conversa com seu neto de nove anos:

"O Venerável Mestre disse que num domingo deste ano lia o livro 'A CHAVE DE HIRAM' quando chega seu neto de nove anos pedindo: '- Vô, vamos dar uma passeio de cavalo?'. O avô, Venerável Mestre, interessado pela leitura respondeu: '- Vou dar-lhe uma tarefa, se cumprir, iremos.'

O avô pegou uma revista e numa folha dupla tinha um mapa mundi. Dobrou-a em várias partes e foi cortando em vários pequenos pedaços. O neto, na frente do avô, observava. Concluído os cortes o avô entregou-os ao neto dizendo: - Está ai várias peças de um quebra-cabeça, monte-o e iremos cavalgar.

O avô voltou para a leitura e o neto sentou-se no chão com os pedaços de papel para montar o quebra-cabeça.

Menos de uma hora depois o neto vem todo eufórico dizendo: - Está pronto, montei o quebra-cabeça vovô.

O vovô olhou e realmente estava montado o mapa mundi.

Curioso o avô perguntou ao neto: '- Como conseguiu tão rápido?'. O neto respondeu-lhe:

- Quando o senhor pegou a folha eu vi que do outro lado tinha a foto de um homem... tentei montar olhando o lado do mapa mundi e não conseguia, então lembrei que do outro lado tinha a foto do homem... montei o homem e depois virei os recortes. Vamos cavalgar vovô?

O avô Venerável Mestre, homem simples, humanista, concluiu para mim:

- Naquele dia me convenci dos ensinamentos da maçonaria: 'conserte o homem e consertará a humanidade'".

Obrigado Irmão septuagenário que, nos seus mais de 37 anos de iniciado, continua ensinando-nos.

Obrigado avô Venerável Mestre, por sua sensibilidade e simplicidade em ensinar maçonaria.

Com muito amor, meu e de minha família, minha mulher Vera Lúcia, minhas filhas Juliana, Gabriela, Camila e Catarina, meus genros, Alexandre, Léo e Thiago, e minha neta, Júlia, desejo a todos os Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e Sobrinhas um FELIZ NATAL e que 2013 seja um ano de muitas luzes.

Fraternalmente,

Julio Tardin
Grão-Mestre

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Poema

Poema do Telhamento
(Ir\ Saly Mamede)

Sois membro de uma Irmandade?
Como tal, eu tenho sido.
Com toda sinceridade,
Amado e reconhecido.

Dondes vindes afinal?
Meu lar tem nome de um Santo,
Do justo é casa ideal
E perfeito o meu recanto.

Que trazeis meu caro amigo?
A mais perfeita amizade,
Aos que se encontram comigo,
Trago paz, prosperidade.

Trazeis, também, algo mais?
Do dono da minha casa,
Três abraços fraternais
Calorosos como brasa.

Que se faz em vossa terra?
Para o bem, templo colosso;
Para o mal, nós temos guerra;
Para o vício, calabouço.

Que vindes então fazer?
Sendo pedra embrutecida,
Venho estudar, aprender,
Progredir, mudar de vida.

Que quereis de nós, varão?
Um lugar neste recinto,
Pois trago no coração
O amor que por vós sinto.

Sentai-vos querido Irmão,
Nesta augusta casa nossa
E sabeis que esta mansão
Também é morada vossa.

sábado, 15 de setembro de 2012

Loja Filosófica de Várzea Grande e a posse da nova diretoria.

13/09/2012 - LOJA DE PERFEIÇÃO CRISTO REI, EM VÁRZEA GRANDE, DÁ POSSE AO SEU NOVO PRESIDENTE
LOJA DE PERFEIÇÃO CRISTO REI, EM VÁRZEA GRANDE, DÁ POSSE AO SEU NOVO PRESIDENTE

O Ir.·. Joe Ortiz Arantes na noite de 12/09/2012, tomou posse na Presidência da Loja de Perfeição Cristo Rei jurisdicionada na Delegacia Liturgica 26.1 - Cuiabá-MT do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 Para o Rito Escocês Antigo e Aceito.

A sessão foi prestigiada por vários Irmãos do Quadro e Visitantes, todos que manifestaram desejaram progresso à Loja de Perfeição Cristo Rei na gestão do seu Mestre Ir.·. Joe Ortiz Arantes.

Publicado por J. Tardin, Grão-Mestre do GOB-MT

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Casamento religioso do irmão Ney

Neste proximo Domingo haverá o casamento religioso do irmão Ney na Igreja Nª Srª de Fátima no bairro Araes em Cuiabá. A celebração está marcada para as 10:00 do dia 09/09/2012.


domingo, 19 de agosto de 2012

20 DE AGOSTO DIA DO MAÇOM

Por vezes perguntamos. O que tem levado tantos homens, no mundo inteiro, a abraçar esta Instituição, seguir e difundir seus princípios?

Acreditamos que o motivo fundamental é porque confiamos nos principios sobre os quais ela foi construída: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Crer nos ideais de buscar a perfeição e praticar a beneficência. Aperfeiçoar-se e servir.
Há a lição da irmandade. O sagrado sentimento de união entre os Irmãos, que nos traz a cada sessão e nos faz permanecer num fraterno e imorredouro abraço.
Homens de bons propósitos, perseguindo, incansavelmente, a perfeição. Homens preocupados em ser, em transcender, num preito à espiritualidade e a crença no que é bom e justo. Pregam o dever e o trabalho. Dedicam especial atenção à manutenção da família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e o culto ao Grande Arquiteto do Universo.
Temos perfeita consciência de nosso papel social e da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando, aprimorando as coisas que nos cercam.
PARABÉNS A TODOS NOSSOS IRMÃOS.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Palavra do Grão-Mestre Geral do GOB

A Recepção

A cordialidade é fator preponderante para as pessoas serem recebidas em qualquer ocasião, independentemente das finalidades que as levaram a  se deslocarem para determinados locais, cabendo àqueles que os recepcionarão proporcionar-lhes as melhores acolhidas de boas vindas, como determinam as normas de bom acolhimento.

Os Irmãos que frequentemente estão em contato, em Loja ou fora dela, sempre trocam idéias sobre os mais diversos assuntos, não só com relação a nossa Ordem, como, também, no que tange a outros aspectos  de ordem familiar ou de interesse público.

Ocorre que, quando um Irmão menos assíduo deixa de participar de algumas cessões suas ausências passam despercebidas e, não raras vezes, se um Irmão  não toma a iniciativa de procurar saber os motivos de sua ausência, acaba sendo esquecido.

É bem verdade que cabe ao faltoso entrar em contato com um dos Irmãos da Loja, justificando as razões de suas faltas, mas, quando isso não acontece, pode passar um bom tempo sem que ninguém saiba dos reais motivos de seu afastamento, podendo inclusive ser considerado como irregular.

No entanto situação desagradável já foi presenciada, no momento em que um Irmão ao retornar à Loja, após um período de ausência, outro Irmão, em tom de  brincadeira, a ele dirige-se e  indaga-o se ele vai assinar o Livro de Presença para Visitantes.

Tal atitude em nada contribui para o fortalecimento da fraternidade, pelo contrário só causa constrangimento, pois ao invés de procurar saber os motivos da ausência e oferecer o indispensável apoio, aquele que retorna é recebido com escárnio, com requinte de desprezo.

Aquele que preza pela Ordem e pela presença do Irmão faltoso deveria expressar-se de forma enfática enaltecendo o fato da importância do retorno daquele Irmão, dizendo-lhe: MEU IRMÃO QUE BOM QUE VOCÊ ESTÁ AQUI CONOSCO, QUE FALTA QUE VOCÊ FEZ, COMO SENTIMOS A SUA AUSÊNCIA, AGORA NOSSA CORRENTE DE FRATERNIDADE FOI RESTABELECIDA. SEJA MUITO BEM VINDO. GRAÇAS AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO NÓS O TEMOS DE VOLTA.
06.06.2012
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral


Sec:. Geral de Comunicação e Informática

terça-feira, 12 de junho de 2012

Rifa



01 premio - bilhete vendido por Joel
02 premio - bilhete vendido por Mauro
03 premio - bilhete vendido por Adriano

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Consórcio ano II - 2012 mês maio

Neste final de semana dia 26/05/2012, foi realizado o jantar comemorativo da loja. Organizado pelos irmãos sorteados do mês Marcio Godoy e Manoel Miranda e cunhadas Carla e Uilsa  a festiva teve atração da banda Trupé, a musica rolou a solta. Abaixo segue algumas fotos do evento. 
A Próxima festiva fica por conta de Laert (Josi) e Nerlita.

terça-feira, 29 de maio de 2012


Visita do irmão Thiago em sessão conjunta de 5 lojas realizada no dia 28/05/2012 na cidade de Sorriso MT. Onde houve 85 obreiros discutindo em assembléia uma maneira de ajudar o Hospital do Câncer de Cuiabá; Nesta mesma sessão houve a prestação de contas da campanha que as 5 lojas, os demolays e as Filhas de Jó fizeram para doação ao Hospital de Câncer de Barretos SP, sendo o valor de R$34.800,00. Outro numero impressionante o tronco foi de R$471,00 que foi doado automaticamente ao Hospital de Câncer de Cuiabá MT. Fica ai um modelo a ser seguido.



Thiago Calaça e Paulo Palhano

sábado, 26 de maio de 2012

Homens livres e de bons costumes

Liderança e Maçonaria

 
A liderança pode ser considerada como uma das funções mais importantes e mais difíceis de serem exercidas em qualquer atividade humana.
                                                                                                               
Nas Lojas maçônicas a liderança do Venerável Mestre é de fundamental importância para a direção dos trabalhos, realização de projetos, dinamismo e união dos Irmãos, até porque cada maçom em particular se considera um líder e o confronto de líderes pode gerar conflitos.

É importante, também, distinguir liderança e autoritarismo. São concepções distintas. O autoritário é impositivo, dominador, arrogante, despótico e se impõe pelo poder que detém. O líder, por sua vez, é ético, confiável, sensato, cheio de energia, humilde, ansioso por aprender e se destaca pela competência em tratar com pessoas e com coisas.

Afinal, o que é liderança e qual a razão do tema?

Liderança é a capacidade de fazer com que todos remem na mesma direção, estimulados por um objetivo comum a todos.

É exatamente isto que os membros de uma Loja precisam fazer: remar na mesma direção, estimulados pelo Venerável Mestre.

Alguns maçons quando são eleitos Veneráveis Mestres de suas lojas e após assumirem os seus cargos, presumem que serão seguidos, naturalmente, pelos irmãos do quadro. Este é o primeiro engano.

Outros, acreditam que a leitura de livros sobre liderança os tornarão aptos para o exercício da função de Venerável Mestre. Segundo engano.

Muitas pessoas que desejam se tornar líderes, compram livros e assistem a seminários na esperança de alcançarem seus objetivos. Essas iniciativas geram um sentimento de satisfação nelas mas, na prática, a liderança acaba sendo o resultado das ações conduzidas por uma pessoa. Por este motivo, ao invés de oferecer àquele irmão o material sobre liderança, oferecer a ele um projeto operacional capaz de dar rumo a loja, desde que haja participação e comprometimento de todos os membros do quadro na sua implementação. Se o resultado de um projeto desses ou de outro qualquer for positivo e aceito por todos, fará com que o condutor do projeto, no caso o Venerável Mestre, seja considerado por todos os irmãos do quadro e de outras lojas, um líder. Por outro lado, é possível, também, pesquisar as biografias dos grandes líderes e procurar pistas sobre suas habilidades, entretanto, os benefícios desse esforço serão ínfimos porque os autores desses livros biográficos descrevem apenas o que os líderes realizaram, mas não descrevem como e porque o realizaram. Na verdade, os próprios líderes pouco dizem como tornar-se um líder, porque não existe fórmula alguma para liderança. Há uma frase célebre: "Não importa o que o líder faz, mas sim o que o líder é". O próprio líder não consegue reconhecer suas características individuais e que fazem com que as pessoas o sigam, mas as pessoas respondem a essas características. Portanto, somente observações ao longo dos anos podem tornar esta perspectiva nítida.

O líder, por sua vez, deve utilizar não só a cabeça, mas também o coração. A liderança, em sua essência, deve tocar o coração e a alma. Ela está, quase sempre, fundamentada em uma conexão emocional e não racional. Philip Crosby tem uma definição de liderança muito interessante que é a seguinte:
"Liderança é, deliberadamente, fazer com que as ações conduzidas por pessoas sejam planejadas, para permitir a realização do programa de trabalho do líder."

Adaptando esta definição para a linguagem maçônica, poderíamos ter algo assim:

Liderança é, deliberadamente, fazer com que as ações executadas pelos Irmãos da Loja sejam planejadas para permitir a realização do plano de trabalho do Venerável Mestre.

Precisamos desdobrar alguns elementos da definição para tornar a mensagem mais compreensível.

"Deliberadamente" significa que a Loja deve eleger um determinado caminho e um propósito, estabelecendo objetivos e metas claros na mente de todos os Irmãos. Significa, ainda, que o Venerável Mestre deve escolher cuidadosamente os membros para compor sua Diretoria e que conduza todos numa mesma direção.. Ações executadas pelos Irmãos" significa que os objetivos e metas devem ser alcançados por meio de ações empreendidas por todos os Irmãos e não ações executadas por um pequeno grupo deles.

"Planejadas" significa programar uma seqüência de eventos que permita que os Irmãos saibam, exatamente, aquilo que vai acontecer e o que se espera que cada um faça.

"Plano de trabalho do Venerável Mestre" refere-se às realizações específicas que o Venerável realmente deseja.

Portanto, caros Irmãos, para o exercício pleno da liderança é preciso seguir alguns princípios fundamentais:

1.Um programa de trabalho claro e definido.

2.Uma filosofia individual.

3.Relações duradouras.

Aqueles que desejam ser líderes precisam compreender, assimilar e implantar estes princípios de liderança.

Liderança envolve um trabalho árduo. Muitos dos que aspiram ao papel de líder, não conseguem desempenhá-lo. Outros, têm os atributos adequados, mas nunca chegam a fazer qualquer coisa a respeito.

Existe uma idéia tradicional de que os líderes querem praticar o bem. Entretanto, nem todo líder tem um programa voltado para a prática do bem.

Freqüentemente, a liderança é uma arte da qual se abusa.

Existe caso em que o Venerável de uma Loja, decidiu levar sua Loja para outra Obediência em troca da isenção de cobrança das taxas e dos rituais por um período de dois anos. Um caso típico de liderança negativa. Dignidade maçônica sendo "vendida" por um punhado de papéis e uns míseros trocados. Indignidades do Grão-Mestre (?!) corruptor e do Venerável corrompido, ambos líderes, porém, sem princípios éticos e morais.

A seguir um quadro que mostra os cinco perfis de liderança quanto a personalidade e características peculiares de seus agentes.

A Grade da Liderança - PERSONALIDADES



Destruidor
Procrastinador
Paralisador
Planejador
Realizador
Programa de trabalho
"Agora faremos isto deste modo."
"Vou colocar este assunto sob malhete. Mais tarde voltaremos e ele."
"Esteja certo de que isso não viola nenhum regulamento."
"Mostre a estratégia para que todos os IIr.'. possam    vê-la."
"Revisaremos os pontos de referência, mensalmente."
Filosofia
"Tenho mais conhecimento que o Irmão."
"Não vamos apressar as coisas."
"Não se preocupe com aquilo que funciona"
"Quero que sejamos coerentes em tudo."
"Quero que todos conheçam nossa filosofia."
Forma de relacionar-se
"Não preciso dos Irmãos"
"Vamos ver primeiro como eles, lá do(a) Grande X, reagem."
"Faremos como sempre fizemos."
"Precisamos ter mais encontros e seminários etc."
"Vamos incluir outras Lojas e Irmãos.
O que vemos
Uma pedra bruta grosseira e insensível.
Um indivíduo relutante, nervoso e inseguro.
Um indivíduo congelado no tempo.
O progresso planejado.
Um indivíduo vibrante e coerente.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Humor

Humor

Como descobrir o segredo da maçonaria ???

Humor

Humor

Humor

Cinema

Disney

Meu avô é maçom

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Entrega do Diploma de Grande Inspetor Geral da Ordem

A sexta-feira, 27/01/2012, foi de festa para a ARLS Perseverança nº 2644, ao Or.: de Cuiabá-MT: com a permissão do Venerável Mestre, Ir.: Luciano Cândido do Amaral, atendendo pedido do Delegado Litúrgico do Supremo Conselho do Brasil para o Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, Emin.: Ir.: Nivaldo Zamarioli Correia, com a presença do Grão-Mestre, Ir.: Julio Tardin, foi entregue ao Ir.: Francisco Lopes dos Santos Filho o Diploma de Grande Inspetor Geral da Ordem, Grau 33, acompanhado das demais joias que lhe é de direito.
A entrega foi feita pelos Grandes Inspetores Gerais, Ir.: Jurandir Florêncio de Castilho e Julio Tardin.
O Ir.: Francisco Lopes dos Santos Filho fez um agradecimento especial aos seus padrinhos de Maçonaria, Ir.: Jurandir Florêncio de Castilho e Gláucio Antônio de Lima.
Editada por J. Tardin, Grão-Mestre do GOB-MT em 23/04/2012.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Consórcio ano II - 2012

Neste final de semana dia 29/04/2012, com os casais escolhidos Thiago, Larissa e Renato, Jéssica, deu-se inicio ao consórcio ano II com um saboroso almoço em Acorizal. Houve poucas alterações com referencia ao ano passado:
- Valor passou a R$120,00 mensais
- O ultimo sorteio, serão contemplados 4 cotistas, isto para que a festa do final do ano seja bem reforçada.
- Quantidade de cotistas 20.

Para o próximo mês foram sorteados os irmãos Galvão e Marcio Godoy.

Veja abaixo algumas fotos do evento.





quarta-feira, 18 de abril de 2012

Maçonaria

Uma estrela que brilha em silêncio. Privilegiando os excluídos, defendendo a ética, respeitando as autoridades, incentivando a paz, lutando contra vícios e cultivando a moral, ela segue firme sua jornada que é a disseminação desses valores, que são tão grandiosos e estão além do nosso plano material…
Sem sombra de dúvida, nenhuma organização é tão fascinante e ímpar quanto a gloriosa Maçonaria. Com a missão de tornar homens bons, melhores, ela conseguiu a proeza de permanecer intacta às intempéries da vida, mantendo-se firme como os preceitos que a impulsionam. Com a trilogia: Igualdade, Fraternidade e Liberdade, digna de atenção, pois, conceitos modernos e indispensáveis para um convívio melhor, na sociedade, há séculos são conhecidos, praticados e divulgados por seus integrantes. Hoje, fala-se muito em ecumenismo, como forma de resposta aos conflitos religiosos, contudo, a Maçonaria foi a primeira entidade em que a fé individual foi utilizada como instrumento de integração, e não como combustível para sangrentas guerras, provando que todos somos filhos do mesmo Criador, ou seja: irmãos, e podemos viver realmente como tal, independente da religião a que pertençamos.
Atualmente, percebemos que o racismo é uma patologia temível, que coloca em risco a humanidade, notamos então o valor, do exemplo da fraternidade maçônica, pois essa abomina todas as formas racismo. A filantropia, um de seus estandartes, tem uma característica própria que deixa esse gesto mais nobre: o silêncio, em que, na grande maioria das vezes, nem o próprio beneficiado tem conhecimento de seu benfeitor, esse condimento, não só deixa caracterizada a verdadeira caridade, como nos ensina que não devemos fazer as coisas boas, se podemos fazê-las perfeitas. Num universo tão eclético, seus congregados, aprendem a honrar três grandiosos pontos, que são sagrados em todos os lugares: Deus, Pátria e Família, independente da cultura, esses tópicos são uma unanimidade do que mais valioso um povo pode possuir. Percebemos que quando tais ícones são desonrados, as consequências são enormes.
Porém, investida de tais predicados, foi sempre alvo constante de perseguições, injúrias, e preconceitos, pois jamais se alienou perante as mudanças globais, mostrando-se como obstáculo para caprichos de déspotas, prova disso é que até os nossos dias, estórias “fantásticas” pulverizadas nas mentes férteis das massas, associando à Maçonaria elementos malignos: “os maçons praticam magia negra” etc., são presentes e geram relatos tão absurdos, quanto à maldade de quem os criaram.
Certamente, o que foi fundamental para que ela não se tornasse apenas uma mera coadjuvante na história da humanidade foi a dedicação e a disciplina de seus integrantes, pois apesar das lutas não se inclinou para os problemas, ao contrário, a cada obstáculo se fortaleceu.
Privilegiando os excluídos, defendendo a ética, respeitando as autoridades, incentivando a paz, lutando conta vícios e cultivando a moral, ela segue firme sua jornada que é a disseminação desses valores, que são tão grandiosos e estão além do nosso plano material, pois a certeza da imortalidade da alma e a crença da existência de um Ser Supremo, são os geradores de tanta energia positiva, e com toda certeza, são companheiras dos maçons em qualquer trajeto, seja no cotidiano, ou na esperança de uma vida posterior.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Eleições de Loja Maçônica

Dois em dois anos, em princípio, há eleições em nossa Loja, para se eleger o Venerável e demais Luzes e Oficiais. Administrativamente, três são as LUZES da Loja: O Venerável, o 1º Vigilante e o 2º Vigilante. As três Luzes, com o Orador, Secretário, Tesoureiro e Chancelaria formam as cinco DIGNIDADES da Loja. A legislação varia quanto aos membros da Administração que devem ser eleitos, sendo certo que as três luzes são sempre eleitas. Há um espírito determinando a proibição das reeleições, em todos os níveis, para se evitar o continuísmo. As eleições são salutares, pois demonstram a pujança de um Quadro de Loja de um Grande Oriente. Mas não podem ser encaradas como ponto de atrito, como têm sido, muitas vezes. A eleição Maçônica não pode, de maneira alguma, se revestir da falta de decoro que se vê nas eleições profanas por algumas vezes. A seguir veja a diretoria da gestão administrativa de 2011-2013.
Venerável: Barnabé Antonio Teixeira da Silva;
1º Vigilante Joel Bernardino Tavares;
2º Vigilante Edmílson Santana Nascimento;
Orador Renato Abreu
Secretario Thiago Calaça Pedroso;
Tesoureiro Manoel Gregório de Miranda Filho;
Chanceler Adriano Jose Vieira Furtado.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Missa 7º dia Victor Franco

Hoje as 20 horas será realizada a missa de 7º dia de falecimento do sobrº Victor Franco na Igreja do bairro Paiaguás em Cuiabá.


domingo, 25 de março de 2012

Luto em loja.

Na data do dia 24 de Março de 2012 a nossa família acorda mais triste. Sobrinho Victor Franco descanse em paz.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Agradecimento ao socorro prestado pelo irmão Joel

                             

Irmão Evanir Tormes- Loja 13 de Maio Nº. 2.167 
Grão Mestre - Julio Tardin 
Irmão.Joel - Acorizal-MT. arls3841@gobmt.org.br 
Irmão José Luiz Baía - Loja 13 de Maio II nº. 2.167 
Irmão Rui Ferreira Junior - Loja Acácia de Tangará nº. 47 
Como é bom estarmos em paz. Senhor nada tenho para vos pedir, mas muito para vos agradecer, por isso aceitai os agradecimentos, que é do amor de eterno aprendiz. Quando pensamos estar sozinhos e sem direção, procuramos o único que pode lhes devolver as esperanças e dar sentido aos nossos dias. A loja 13 de Maio II nº.2167 Oriente de Tangará da Serra-MT. agradece a todos os IIr. Com que agilidade e presteza socorreram o nosso Ir. Luiz Henrique, envolvido em trágico e inesperado acidente. Iniciamos agradecendo a Deus; permito-me não arrolar todos os que deram sua contribuição, pelo receio de omitir irmãos sensíveis ao bem. 
Fraternalmente Albino Gasparini - Sec. Ad Hoc

sábado, 3 de março de 2012

Simbologia Maçônica

seguir descrevem-se alguns dos simbolos importantes para a Maçonaria. Os textos, na sua maioria, devem-se à generosa contribuição do Grémio Fénix.
Estrela de cinco pontas: sendo a Estrela do Oriente ou a Estrela Iniciação, é a que simbolizou o nascimento de JESUS:. É o símbolo do Homem Perfeito, da Humanidade plena entre Pai e Filho; o homem em seus cinco aspectos: físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual:. Totalmente realizado e uno com o Grande Arquiteto do Universo:. É o homem de braços abertos, mas sem virilidade, porque dominou as paixões e emoções:. As Estrelas representam as lágrimas da beleza da Criação:. Olhemos para cima, para o céu e encontraremos a nossa estrela guia:. Na Maçonaria e nos seus Templos, a abóbada celeste está adornada de estrelas:. A Estrela é o emblema do gênio Flamejante que levam às grandes coisas com a sua influência:. É o emblema da paz, do bom acolhimento e da amizade fraternal:.
Acácia: a planta símbolo por excelência da Maçonaria; representa a segurança, a clareza, e também a inocência ou pureza:. A Acácia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e daí sua conservação como símbolo maçônico:. Os antigos costumavam simbolizar a virtude e outras qualidades da alma com diversas plantas:. A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura:.
Avental: símbolo do trabalho maçónico; branco, e de pele, para os Aprendizes e Companheiros; branco orlado de azul, para os Mestres:.
Colunas: símbolos dos limites do mundo criado, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do ativo e do passivo:.
Compasso: símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas:.
O Nº 9: é o princípio da Luz Divina, Criadora, que ilumina todo pensamento, todo desejo e toda obra, exprime externamente a Obra de Deus que mora em cada homem, para descansar depois de concluir sua Obra:. O homem novenário que pelo triplo do ternário, é a união do absoluto com o relativo, do abstrato com o concreto:. O número nove, no simbolismo maçônico, desempenha um papel variado e importante com significados aplicados na sua forma ritualística:. O número 9, é o número dos Iniciados e dos Profetas:.
Delta: triângulo luminoso, símbolo da força expandindo-se; distingue o Rito Escocês:.

Esquadro: resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da retidão e também da ação do Homem sobre a matéria e da ação do Homem sobre si mesmo:. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas ações pela linha e pela régua maçônica, pelo temor de Deus, a quem temos de prestar contas das nossas ações, palavras e pensamentos:. Emite a idéia inflexível da imparcialidade e precisão de carácter:. Simboliza a moralidade:.
Malhete: pequeno martelo, emblema da vontade ativa, do trabalho e da força material; instrumento de direção, poder e autoridade:.
Pavimento em Mosaico: chão em xadrez de quadrados pretos e brancos, com que devem ser revestidos os templos; símbolo da diversidade do globo e das raças, unidas pela Maçonaria; símbolo também da oposição dos contrários, bem e mal, espirito e corpo, luz e trevas:.
Pedra Bruta: símbolo das imperfeições do espírito que o maçon deve procurar corrigir; e também, da liberdade total do Aprendiz e do maçon em geral:.
A Letra G: é a sétima letra do nosso alfabeto e que sabiamente, os Maçons apresentam grandes questionamentos, e que através de estudos, apresentamos um resumo dos diversos significados: Gravitação - É a força primordial que rege o movimento e o equilíbrio da matéria; Geometria ou a Quinta Ciência - É fundamento da ciência positiva, simboloizando a ciência dos cálculos, aplicada à extensão, à divisão de terras, de onde surge a noção da parte que nelas a nós compete, na grande partilha da humanidade e dos direitos da terra cultivada; Geração - É a vida perpetuando a série dos seres. Força Criadora que se acha no centro de todo ser e de todas as coisas; Gênio - É a inteligência humana a brilhar com seu mais vivo fulgor; Gnose - É o mais amplo conhecimento moral, o impulso que leva o homem a aprender sempre mais e que é o principal fator do progresso; Glória - a Deus; Grandeza - O homem, a maior e mais perfeita Obra da Criação; Gomel - Uma palavra hebráica, entende-se os deveres do homem para com Deus e os seus semelhantes:. Concluiremos, sintetizando que, a letra G é, realmente, o grande segredo maçônico, segredo tão secreto e misterioso, que nem mesmo os mais cultos e sábios Maçons conseguem decifrá-lo:.
Templo: símbolo da construção maçónica por excelência, da paz profunda para que tendem todos os maçons:.
Três Pontos; triângulo: símbolo com várias interpretações, aliás conciliáveis: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade:.