segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lealdade

No dicionário Maçônico é dito que:      
                              

“A lealdade é um atributo maçônico virtuoso 
exigido pelo grupo. A tolerância decorre da lealdade. Será leal o observador dos preceitos maçônicos. Os juramentos maçônicos nada mais são que incentivos à lealdade, tanto para com os Irmãos, como para consigo mesmo, para com o Criador, para com a Pátria, para com a família e com todos os seus semelhantes”.

“A lealdade arrasta muitas outras virtudes. Desperta-as e as fortalece, como a sinceridade, a fidelidade, o amor, o carinho e a piedade, enfim, enfeixa um universo de bons propósitos e, o homem torna-se um ser útil à humanidade, a sociedade e a família”. Na expectativa de interpretar o texto contido no Dicionário Maçônico,  nas reuniões e encontros que ocorrem em Loja, se torna mais fácil à compreensão desta virtude, pois nela sempre acontecem fatos que não podem ser explicados e que trazem o ideal da fraternidade para mais perto dos acontecimentos da nossa conduta diária”.  

Um homem pode ser bom, isto é, pode ser amoroso, caridoso, de bons costumes, pertencer a qualquer    religião, entidade, associação ou na verdade a nenhuma. Um homem é leal, não pelo que está escrito ou que lhe ensinam, mas sim, naquilo que está em seu próprio ser.

A simples convivência e os ensinamentos o auxiliarão a despertar as virtudes latentes, que nele existem. No entanto, o homem pode, também, chegar a origem dessas virtudes por si próprio, se simplesmente atender as determinações internas de sua alma e mente.

Então podemos dizer que a lealdade está dentro de todos nós e que, o convívio com os Irmaos, somados a aquisição de conhecimentos maçônicos, faz com que esta virtude desperte do centro de cada ser, na sua mais pura essência.

Lendo sobre o entendimento que a Maçonaria possui sobre a virtude, temos:

…“A virtude não retrocede nem ante o sacrifício, nem mesmo ante a morte, quando se trata do cumprimento do dever”.

Concluindo que: A lealdade decorre da crença em alguém e a algo que se tem como referencial de vida, doando-nos sem medir esforços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário