Mauro 09/11, Toninho11/13 e Jurandir 07/09 |
A joia do Venerável Mestre é o Esquadro. Sendo o Esquadro o símbolo da Retidão, como joia distintiva do cargo de Venerável, indica que ele deve ser o maçom mais reto e mais justo da Loja que preside.
Como símbolo da retidão, todo Maçom deve subordinar suas ações. Como símbolo da virtude, devemos retificar nossos corações. O Esquadro é materialmente o instrumento empregado nas construções. Simboliza para o Venerável a grandeza, a sabedoria de seus julgamentos e ensinamentos aos membros da Oficina. É dessa sabedoria e discernimento da Justiça que devem brotar seus julgamentos, suas sentenças.
Pelo Venerável se conhece a Oficina, isto é, sendo ele o resultado da vontade dos Irmãos do Quadro, é constitucionalmente o responsável direto e indireto pela atividade ou inatividade, pelo brilho ou pela mediocridade, pela participação ou desunião, pela igualdade ou complexo, pela prepotência ou pelo ambiente de harmonia, enfim pelo fracasso ou pelo retumbante sucesso.
Venerável Mestre é o mestre maçom que preside uma Loja Maçônica, sendo eleito pelos seus pares. O Venerável Mestre é auxiliado em suas funções por vários outros irmãos na condução e administração de sua Loja. Sendo o Venerável Mestre regularmente eleito para presidir uma Loja, este participa de um ritual especial, passando a ostentar o título de Mestre Instalado. Enquanto na presidência, tem a responsabilidade de administrar a loja bem como orientar, conduzir e instruir os demais irmãos nas sessões ritualísticas. É o principal responsável pela união dos integrantes da loja. Após o final de sua gestão, passa a pertencer a um grupo seleto de mestres que compõe o Colégio de Mestres Instalados. Em razão da experiência, costumeiramente os Mestres Instalados são chamados à atuar como conselheiros de suas Lojas.
Confira ao lado os Mestres Instalados da Loja Amâncio Ramos de Arruda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário